terça-feira, 15 de agosto de 2017

"UMA ESCOLA QUE TRANSCENDE A IGREJA"

"UMA ESCOLA QUE TRANSCENDE A IGREJA"
Julio Cesar Caldeira Costa[1]
Texto: II Pe 3.18/ Tt 2.11-15.
"Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a gloria, assim agora como no dia da eternidade"
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que , renunciando a impiedade e as concupiscências mudanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem aventurada, esperança e o aparecimento da gloria do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.  O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo especial, zeloso de boas obras."

INTRODUÇÃO.
Não podemos ficar somente com o fato histórico de Robert Raikes.  Que surgiu na Inglaterra com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem  atividade durante os serviços de domingo.  " Certo dia procurando um jardineiro na Rua Saint Catherine, no Bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças maltrapilhas brincando na rua.  A esposa do jardineiro disse, então . que aos domingos a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fabricas, de segunda a sábado, durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia, quase abandonadas, passando o tempo brincando e aprendendo toda a espécie de vícios, Raikes constatou que essas crianças estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muitas delas, ao visitar as prisões de Gloucester. Raikes pode logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas escolas dominicais, contratou 04 mulheres no bairro para lecionar.  Com o seguinte objetivo principal alfabetizar os alunos e ensinar a Bíblia para modificar o caráter usando os ensinamentos bíblicos.  As aulas começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço.  Elas eram levadas então à Igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 hs, após um período experimental, Raikes divulgou suas idéias e os resultados em seu jornal, no dia 03 de novembro de 1783, um ano depois já eram 2150 mil almas matriculadas, a taxa de criminalidade de Gloucester caiu, de forma que em 1792, ou seja, 09 anos depois não houve um só caso julgado pela Comarca de Gloucester.  Este movimento de uma forte resistência oposicionista por considerar um movimento diabólico, porque era à parte das Igrejas e era dirigido por leigos, isto é pessoas que não tinham formação religiosa.  Quando Raikes faleceu, em 1811, após 28 anos, haviam quatrocentos mil alunos matriculados nas diversa Escolas Dominicais.  E nesse ano ocorreu a divisão em classes, possibilitando alfabetização de adultos."

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL - O QUE É? O PORQUÊ?  OS SEUS BENEFICIOS?
Ao lermos o tema sugerido para este encontro, achei no primeiro momento na formula expressa "Uma escola que transcende a Igreja", numa perspectiva humana condicionando a Igreja como "Mater" e a escola como "filia", ou numa expressão melhor a escola se origina da Igreja, assim, não poderia transcender a Igreja.
Mas aos olhos do Senhor, entendemos o que se refere, como está escrito em II Tm 2.9b " Mas a palavra não está presa", desta forma entendemos o que o Espírito Santo quer de cada um de nós presente neste evento.
Desde o principio o Senhor preocupou-se em ensinar o seu povo como deve andar com Ele, preocupa em como resgatar o homem desde a queda de Adão, com isso levantou pessoas determinadas a fazerem a sua obra, mesmo que muitos venham rir, fazer pouco caso, ou até mesmo duvidam delas.  No caso de Noé que em sua comunidade começa a fazer uma arca.  A mesma intenção é a EBD e para que ela venha transcender isto é atingir o seu objetivo maior de ensinar sistematicamente a Palavra do Senhor, assim é preciso seguir os princípios básicos de sua necessidade de existência:
1 - SEJA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Como cristãos, fomos chamados para executar nossos ministérios a fim de que todos de nossa sociedade vejam.  Muitos em nossas comunidades não entendem os modos de Deus e tornam muito incomodo para nós executarmos os nossos ministérios, nós experimentaremos provável oposição quando nós construirmos as "arcas" que Deus nos chama para construir.  Alguns professores de Escola Dominical escolheram se isolar de sua vizinhança.  Eles sentem que estão mais seguros ficando dentro das paredes da igreja para executar o ministério deles e ficam satisfeitos mantendo suas classes, cantando suas canções e vivendo a fé deles entre os irmãos.  Mas quando eles fazem isso, aqueles para quem a "arca" foi projetada nunca terão uma chance para vê-la.  Os ministérios da igrejas ficam inatos e tem pouco efeito sobre aqueles que precisam mais deles.  Igrejas e classes de Escola Dominical que são efetivas são aquelas cujos lideres e participantes não tem medo de viver como pessoas estranhas entre um mundo perdido.
Ministérios efetivos encontram meios de levar o evangelho para o perdido e, dessa forma, a luz do evangelho pode ser vista na escuridão (Mt 5.14-16).  Nunca devemos ter medo de viver dentro de nossa cultura e de nossas comunidades.  Jesus nos ensinou que o evangelho foi principalmente destinado para os espiritualmente doentes, não para os que estão saudáveis (Mt 9.12).  O evangelho é o remédio de que o povo da nossa cultura necessita, conhecendo eles ou não.  É nossa responsabilidade tornar o medicamento disponível para todos que o receberão.  É possível que professores de Escola Dominical sejam instrumentos na criação de pecadores enquanto estão no processo de realização do seu ministério de ensino? O apóstolo Tiago escreveu, "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado" (Tg 4.17)".
2 - APRESENTE UMA MENSAGEM CLARA NO MEIO DA CULTURA
Como professores, devemos apresentar uma mensagem clara.  Vivemos em uma cultura muito parecida com a que Noé se achava.  As pessoas hoje tem uma dificuldade para aceitar o fato de que há apenhas uma caminho para se chegar ao céu.  A Cruz parece tão inútil para esta geração quanto a arca foi à geração de Noé.  Poucos, realmente, acreditam que Deus trará julgamento sobre aqueles que pecam contra Ele.  E considerando a duração do tempo que passou desde que a promessa foi fada, até mesmos alguns cristãos começam a duvidar da promessa que Ele fez em sua Palavra.  Nosso trabalho é proclamar essas promessas, mesmo que isso possa parecer uma tolice para os outros.

3 - AJA DE ACORDO COM AS SUAS CONVICÇÕES
Declarar a verdade de Deus através da apresentação de nossas lições a cada semana é essencial para os professores de Escola Dominical.  E igualmente importante é viver a verdade que proclamamos diante de nossos alunos e em nossas comunidades a cada dia.  Nossa cultura, bem como os nossos alunos, requer autenticidade quando se trata de assuntos espirituais.  Muitas pessoas tem visto os lideres espirituais declararem verdades da Bíblia e, então, são pegos nos mesmos pecados que eles condenaram.  As pessoas tem pouquíssima tolerância à hipocrisia.  Se você vai aceitar a responsabilidade para ensinar, terá que entender que vai ser colocado em mais alta conta.  Viver de acordo com sua convicções não significa que você tenha de ser perfeito.  Significa, simplesmente, que você deve ser honesto com seus desafios e estar disposto a deixar que seus alunos vejam que você confia na força e na ajuda de Deus procurando viver de acordo com os padrões que Ele declarou nas Escrituras.  Você deve estar disposto a perdoar, a arrepender-se, a confiar e a viver uma vida santa e de compromisso com o Senhor.  em outras palavras, você tem que levar a mensagem da Bíblia seriamente.

4 - DEIXE OS RESULTADOS COM DEUS
Muitos professores estão sendo desencorajados porque as suas classes de Escola Dominical são pequenas.  Eles trabalham fielmente para preparar lições, oram pelos seus alunos, e ficam em suas salas de aula semana após semana, mas os resultados do ministério deles parecem muito pequenos em comparação ao que eles poderiam ser.  Estes indivíduos podem estar relacionados a Noé.
Se a história tivesse terminado no dia que a porta da arca foi fechada, Noé, provavelmente, teria tido razão para se sentir desapontado.  Só que a história não terminou ali.  O impacto da vida de fidelidade de Noé continua em nossos dias.  Quando ele e a sua família desceram da arca, fizeram um sacrifício e continuaram a servir.  Novas gerações povoaram a terra.  A verdade fiel de Deus foi proclamada para eles e alguns aceitaram e viveram de acordo com ela.  Caso Noé não fosse fiel para construir a arca, ele também teria estado perdido na inundação, e a verdade de Deus teria parado naquele ponto.
Noé não viu o total impacto do seu ministério em sua vida, e nem nós.  É nossa responsabilidade sermos fieis ao ministério par o qual Deus nos chamou e deixar os resultados cm Ele.  Podemos olhar atrás na vida de Noé e retirar dela força e esperança de que estamos fazendo a diferença que propagará a verdade ao longo de tempo, até mesmo quando a evidencia ao nosso redor parecer dizer algo bem diferente.




[1] Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Ciências Contábeis  e Bacharelando em Direito, Secretário Adjunto da CADEESO - Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Espírito Santo e outros. Dirigente da Congregação da Igreja Assembléia de Deus Aribiri em Jardim colorado, Vila Velha-ES.  Empresário de Contabilidade.

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