segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O PREPARO DO PROFESSOR PARA PROMOVER CRESCIMENTO NA EBD

O PREPARO DO PROFESSOR PARA PROMOVER CRESCIMENTO NA EBD

Julio Cesar Caldeira Costa[1]

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou de sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas.
(Mt 7.28,29)   

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos Escribas e Fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus. (Mt 5.20)

RESUMO

Trata-se de uma apresentação de como o Servo do Senhor se dispõe a se preparar para a promoção do Reino de Deus e mais especificamente nas Escolas Bíblicas Dominicais como canal de benção para sua vida e as vidas que forem compartilhadas pelos seus dons, ainda temos a cátedra que o preparo é forjado pelo próprio Senhor Jesus Cristo e seguindo o seu roteiro que encontra-se nas Escrituras Sagradas.

Palavra-chave: Escola Dominical, Preparo Teológico, Preparo Espiritual.
  
INTRODUÇÃO

Paulo escrevendo a Tito deu a sistematização de como devemos tanto o próprio Tito como a todos que foram alcançados pela graça derramada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo:

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-os que, renunciando à impiedade e às concupiscências mudanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.  O qual se deu a si mesmo por nós, para remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo especial, zeloso de boas novas . (Tt 2.11-15)

Escola Dominical - o que é? o seu porquê? o seu beneficio? não podemos ficar somente com o fato histórico de Robert Raikes, que surgiu na Inglaterra com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividades durante os serviços de domingo.  Certo dia procurando um jardineiro na Rua Saint Catherine, no Bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças maltrapilhas brincando na rua.  A esposa do jardineiro disse então que aos domingos a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fabricas, de segunda a sábado, durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia, quase abandonadas, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda a espécie de vícios, Raikes constatou que essas crianças estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muito deles, ao visitar as prisões de Gloucester.  Raikes pode logo associar com crianças, de seis aos doze anos nestas Escolas Dominicais, contratou 04 mulheres no bairro para lecionar.
Com  seguinte objetivo principal alfabetizar os alunos e ensinando Bíblia para modificar o caráter usando os ensinamentos Bíblicos.  As aulas começavam às 10:00 Hs da manhã e iam até as 02:00 Hs da tarde, com lições de matemática, história e inglês, com intervalo de uma hora para o almoço.  Após, eles eram levados à Igreja para serem instruídos no Catecismo até as 17:30 Hs, após um período experimental, Raikes divulgou suas idéias e o resultado em seu jornal;  no dia 03 de novembro de 1783, um ano depois já eram 250 mil alunos matriculados, a taxa de criminalidade de Gloucester caiu de forma que em 1792, ou seja, 09 anos depois não houve um só caso julgado pela Comarca de Gloucester.  Este movimento de uma forte resistência oposicionista por considerar um movimento diabólico, porque era á parte das Igrejas e era dirigido por leigos, isto é pessoal que tinham formação religiosa.  Quando Raikes faleceu em 1811, após 28 anos haviam 400.000 mil alunos matriculados nas diversas Escolas Dominicais.  E nesse ano ocorreu a divisão em classes, possibilitando alfabetização de adultos.

I - O PREPARO TEOLÓGICO
Desde o principio o Senhor preocupou-se em resgatar o homem desde a queda de Adão, por isso o plano da salvação fora elaborado antes da fundação do mundo ( I Pe 1.20), enviando o seu filho no seu tempo.  Deus tem levantado pessoas determinadas a fazerem a sua obra, mesmo que o mundo tenha feito pouco caso, como no tempo de Noé;  Levanta um escravo para governar o Egito, capacita um jovem como Daniel para servir 05 Reis e testemunhar perante a todos a sua fidelidade, a ponto de todos os Caldeus adorarem somente ao Único Deus, o Deus de Daniel (Dn 6.25-28).
Ora tudo isto tem um propósito da parte do Senhor que foi e é a manifestação do Senhor em seu poder e glória, todos estes homens tiveram a orientação do Senhor, da mesma forma como Moisés fora orientado a libertar o seus povo e lhe deu a Lei para o seu povo andasse com o Senhor, separou a Tribo de Levi para ensinar o povo.
Deus se manifesta mediante a sua palavra conseqüentemente se não houver conhecimento teológico sistemático não há como fazer a vontade do Senhor.  Charles Spurgeon, o famoso pregador inglês do século 19, afirmou seu preciso mais que fidelidade na formação ministerial:
Recebo inscrições de alguns bons homens que se destacam por enorme [paixão] e zelo, mas com inegável ausência de cérebro.  São irmãos que falam sem parar sobre coisa alguma - que pisoteiam a Bíblia, mas sem nenhum resultado.  São sinceros, absolutamente sinceros, com um labor imenso, do tipo mais penoso, mas nada resulta desse esforço... portanto, normalmente tenho rejeitado suas inscrições. Segundo Spurgeon (apud KELLER, 2014, p.15)[2]


A Tribo de Levi sua função foi determinante, pois nem todos de Israel estavam aptos a servirem ao Senhor, o Sacerdote representava o povo diante de Deus e o Levita auxiliava o sacerdote, onde demonstrariam todos os atributos morais de Deus, onde deviam ensinar o amor de Deus para com o povo,  o Sacerdote destacado diante à Palavra do Senhor servia para apresentar os seus dons e sacrifícios, isto é demonstrar a sua qualidade aperfeiçoada pelo o Senhor nosso Deus e sacrifícios demonstrando a sua dedicação para servir ao Senhor, é claro que este serviço é o objetivo de sua existência, a Lei Sacerdotal dada pelo Senhor a Moisés definiu a quem poderia ser sacerdotes, definindo assim que nem todos estavam prontos para servirem ao Senhor, somente os descendentes de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia e dentre os descendentes de Levi, somente os filhos de Arão ou seja, Arão que foi bisneto de Levi.  Os filhos de Levi foram: Gerson, Coate e Merari, que não tiveram direito à terras na "Terra Prometida", Arão neto de Coate e filho de Anrão.  A tribo de Levi havia sido separada por Deus para cuidar do Tabernáculo, porém sacerdotes somente Arão e seus filhos e o Sumo Sacerdote o primogênito de Arão.  O oficio Sacerdotal foi dado pelo Senhor com uma especificação a respeito do ministério de Arão, e seus deveres do seu sacerdócio foi de representar o povo diante de Deus, somente eles deveriam queimar o incenso, cuidar do castiçal e da mesa dos pães da proposição, oferecer sacrifícios no altar e abençoar o povo.  Além disso julgarem as causas cíveis do povo e ensinar a Lei. Eram os mediadores entre o povo e Deus e comunicavam ao povo a vontade e o concerto de Deus, devido a pecaminosidade do povo, ao exercerem o seu oficio eles faziam a expiação pelo pecado do povo e testificavam da santidade de Deus, a misericórdia do Senhor e o seu amor, pois a morada de Deus se fez entre os homens na tipificação do tabernáculo.  Já os levitas são os demais descendentes de Levi, cada um com sua função e no todo de ajudar os Sacerdotes na execução de seus serviços, os descendentes de Levi foram dados a Arão para o servirem no serviço sacerdotal, guardando de toda a congregação, diante da tenda Congregação, administrando o ministério do Tabernáculo, tendo cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, pois os levitas a Arão e as seus filhos foram separados entre os filhos de Israel em dádiva.  Os Levitas foram tirados do meio dos filhos de Israel em dádiva.  Os Levitas foram tirados em lugar de todo o primogênito na terra do Egito.  Os Levitas eram separados para o serviço com a idade de trinta anos aos cinqüenta anos.  No período do Tabernáculo móvel os Levitas demonstravam e carregavam segundo os seus serviços.  Já no reinado de Davi, quando o Tabernáculo deixou de ser móvel, Davi oficializou a musicalidade no Templo utilizando s Levitas, Davi fez a contagem dos Levitas com idade de trinta anos e chegou ao numero de 38.000 homens, distribuindo em 24.000 homens para promoverem a obra do Senhor, 6.000 homens oficiais e juízes 4.000 homens porteiros e 4.000 Levitas para louvarem ao Senhor com os instrumentos.
Podemos observar que desde Israel, a necessidade do ensino foi a primordial vontade do Senhor, fazendo assim os Sacerdotes e os Levitas promoviam o ensino para o povo de Deus, ensinando a sua palavra e para ensinar é preciso conhecer, ser ensinado, a tribo de Levi viviam sobre um regime de aprendizado desde a sua infância, conhecendo em sua função desde o cuidado do Tabernáculo até o seu deslocamento, e na sua montagem, parece monótono, mas na pratica do oficio encontramos a fidelidade do serviço e a constante presença do Senhor.
Nada muda na plenitude dos tempos, somente a revelação do mistério escondido, oculto na palavra do Senhor e revelado pelo Salvador em sua obra expiatória (Gl 4.4), Paulo como também os Apóstolos do Senhor, buscou de todos as formas a interpretação inequívoca do ensino na revelação de Deus e sua aplicação na vida dos seus servos, ensinando assim a guardar que haviam aprendido com Jesus Cristo e entendido que a Lei se cumpre em Jesus Cristo e liberto somos na carne da condenação da Lei para sermos recebido como filhos adotivos.
A preparação então dos apóstolos foram com o objetivo de ensinar os discípulos oriundos do recebimento ao darem credito a pregação do evangelho.  O que é o evangelho? é uma boa noticia, não um bom conselho, que anuncia que fomos resgatados e que Jesus Cristo fez para restaurar o relacionamento com Deus.  Evangelho não se refere ao que fazemos, mas ao que foi feito por nós e assim o resultado é um viver novo.  Tertuliano, um dos pais da Igreja, fez a seguinte afirmação: "Assim com Jesus foi crucificado entre dois ladrões, o evangelho também é sempre crucificação entre dois  erros: Legalismo e Relativismo (Antinomismo)".  Mas também para guardar esta palavra, desta forma somente pelo verdadeiro ensino, e para o que ensina haja dedicação (Rm 8.7), esta dedicação é embasada na examinação das Escrituras.  Jhon Piper em seu sermão "O que Jesus quer?"[3]  Piper nos responde citando o evangelho de João cap. 17, verso 24, em seu sermão esta pergunta é necessário para o desempenho de nosso ministério, e só sabemos a resposta quando examinamos as Escrituras, lendo a sua palavra, esmiuçando a pedra, deixando ser gotejado pela sua palavra, mergulhando neste oceano.

II O PREPARO ESPIRITUAL
A transformação espiritual resulta na ação do Espírito Santo em nossas vidas, é Cristo formando em nós (Gl 4.19), uma formação espiritual ela procede do crescimento na graça, não é um exercício físico que o atleta a cada treino aperfeiçoa seu desempenho, há muitos que pela pratica religiosa engana-se a si mesmo que atinge o ápice espiritual, até porque não há limites para atingir o padrão espiritual, por uma comunhão perfeita o Senhor tomou para si Enoque (Hb 11.5, Gn 5.22-24), essa comunhão ela se propaga de dentro para fora.
A diferença do ensino dos Escribas para o ensino de Jesus se dá pela autoridade dispensada por Jesus, esta autoridade Jesus passou para os Apóstolos ao desenvolver a grande comissão, e percorreu todo o Oriente Médio e parte da Europa pela Igreja de Cristo, ensinando a guardar a sua palavra, a palavra autoridade "εξονσιαγ" - "exousian" da raiz "εξονσια" - "exousia" têm como definição → o poder de reger ou governar / o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros; universalmente autoridade sobre a humanidade; alguém que possui autoridade; o principal e mais poderoso entre os seres criados, superior ao homem, potestades espirituais.  Da raiz "εξονσιαζω" - "exousiazo" ter poder ou autoridade, usar o poder.
Autoridade no mundo físico, conforme o dicionário Silveira Bueno significa: Magistrado que exerce poder, agente ou delegado do poder público; o que tem competência num assunto.  No mundo jurídico - Autoridade significa: legitimidade, reconhecimento - esta autoridade ela é revestida ou pela função de representação ou pela investidura do cargo, ela não se confunde com a personalidade, ela possui o seu "status cuo" no determinado espaço do tempo, se a autoridade esta vinculada na função ou cargo exercido.
Já a autoridade divina compartilhada por Jesus aos homens que vem do céu, ela é disciplinada por Jesus ao censurar os Escribas e Fariseus que buscavam honra e glória vista pelos homens, eram considerados mestres como grande conhecedores das Escrituras, mas sem à autoridade espiritual vinda do céu.
Jesus orientou os seus discípulos na presença da multidão, que não serem semelhantes a estes grupos, mais sejais semelhante a Ele.  Satanás tentou Jesus, e no evangelho de Lucas (Lc 4.6) Satanás demanda a Jesus que lhe daria autoridade sobre Reinos do mundo que pertencia a Satanás, fala do governo humano que Satanás roubou do homem com a queda de Adão, esta autoridade é humana, pois Satanás jaz no mundo.  Jesus respondeu que somente à Deus adorará e a Ele prestará culto.  O termo usado no evangelho de Lucas é "εξονσιαγ" - "exousian", porém era uma autoridade ilegítima, esta autoridade só temos conquista no Calvário; pois não conseguimos vivenciar o poder de Deus se não compartilharmos a autoridade divina que reinará sobre todos os reinos, para isto precisamos guardar as suas obras até o fim (Ap 2.26).
Quais são as obras do Senhor? um questionamento que precisamos estar atento em toda a nossa carreira ministerial, para não desviarmos do propósito do Senhor, sabendo que o Senhor nunca desvia de seus propósitos.  Há muitos darão as regras para ficarmos no propósito do Senhor, mas somente uma direção temos de seguir e está na palavra proferida por Jesus quando ensinou um modelo de oração aos seus discípulos, os discípulos foram humildes em declararem não saberem orar e está no inicio da oração que são: 1 - A santificação do seu nome; 2 - Venha o teu Reino; e 3 - Seja feita a tua vontade.
Só conseguimos obter esta autoridade espiritual quando estamos na prospecção da expansão do Reino do Senhor, que figura no modelo da oração:  querer, lutar pela vinda do Reino, fazer a sua vontade e a essencial que é santificar o seu nome;  sabemos que o Senhor é Santo, então como santificá-lo?  Jesus está nos dizendo que esta santificação é em nossa vida, pois se afirmamos que o seu nome está em nossas vidas, devemos ser santo, se entendemos este requisito conseguiremos entender como funciona o Reino dos Céus fazemos a sua vontade.  E sua vontade é que todos os homens conheçam a Deus e o seu conhecimento de dá através de Jesus, Paulo nos afirma que quem tem um conhecimento é inchado, ma quem ama a Deus, Deus o conhece.  O conhecimento ensoberbece, mas o amor edifica.  Para termos autoridade de Deus precisamos amar, amar sua vinda, amar a sua obra, amar o irmão.

III - O CRESCIMENTO DA EBD
Em uma análise rápida, pensamos em uma expressão numérica, vivemos em mundo onde as conquistas são expressas em números, temos a expectativa de que o maior numero de alunos é um sinal de transmissão de conhecimento.  Mas os resultados não são tão marcantes, cultos frios e pouca fraternidade, disputas ministeriais e uma dispersão no culto ao Senhor.  Qual o crescimento que desejamos?  o numérico ou o espiritual?  qual será a nossa escolha? estamos querendo cumprir o IDE para quê?  quais são os objetivos?  As Igrejas denominacionais estão cheias, representamos quase 40 % da população brasileira e estamos na maior crise existencial nas Igrejas denominacionais que estamos perdendo o nosso DNA, se podemos fazer esta analogia.
O que queremos, onde está o erro? falsas conversões, quem são os culpados?  nos mesmos, o Apostolo João escreveu em sua 1ª  Epistola que os falsos mestres estavam infiltrando-se nas Igrejas, afirmou dos falsos mestres, se fazendo anticristos, levando falsos ensinos a Igreja e  ao serem rejeitados, João simplesmente diz a Igreja : "Eles saíram de nós, mas não era nossos" (I Jo 2.18), devemos ter clareza em nosso ensino e  eles se manifestarão pois nem todos são nossos, com suas falsas piedades.
Jesus preocupou-se com a qualidade de seu ensino, buscou um pequeno grupo e passou o mistério oculto por Deus e estes discípulos preocuparam em transmitir tudo o que viu e ouviu e com isso o Espírito Santo teve liberdade para usar, pois Deus coopera conosco.  O pastor Anglicano, falecido em 2011, John Stott proferiu a seguinte frase: "Não se preocupe com quem entra e sai de sua Igreja, preoucupe-se com o que entra e sai do seu púlpito".  O que precisamos é voltar os nossos esforços em discipular com esmero e preparar verdadeiros servos do Senhor, é por este motivo que "Ele deu uns para apóstolos, e outros para profeta, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Ef 4. 11,12), estamos esquecendo que a estatura de varão perfeito é uma obra que o Senhor compartilha com os seus santos, exercendo o seu ministério.
A Escola Dominical é a única escola que diploma somente no termino de nossa vida, é uma escola diferente onde as demais escolas conclui os seus estudos.  Ela é contínua, sempre até o fim e o seu crescimento é na oportunidade de nos fortalecemos como salvo, aguardando a volta do Senhor.  Participamos ativamente para este crescimento, quantos alunos sua classe têm?  Qual a sua motivação? Como tem se preparado? Seus alunos podem testemunhar sobre suas vidas com Cristo?  como você transmite o relacionamento entre irmãos?  desta forma precisamos de termos uma visão clara e um entendimento preciso da obra do Senhor.  A determinação é o que será o diferencial, a determinação de servir, nunca deixar que a possível sensação de frustração possa ser percebida, pois não está em jogo o seu sucesso e sim o aprendizado de seu aluno, os alunos.  Lembre-se é o Senhor que acrescenta almas.  Os resultados são de Deus.
Conseguimos atentar pelo crescimento que o Senhor nos proporciona seguindo o que os primeiros cristãos obedeceram a Deus, seguindo 03 regras importantes:
1 ª - Regra: Ensinar a palavra do Senhor, o que está contido entre Genesis a Apocalipse, Jesus pregava, ensinava e curava, as pregações são como flechas que cravam no peito do pecador e tocado pelo evangelho o Espírito Santo o convence do pecado, da justiça e do juízo.  Já o ensino trabalha no crente auxiliando-o para aceitar a sua santificação gerada pelo Espírito Santo, o Senhor livrou Israel do Egito, mas o ensino tirou o Egito do coração de Israel e dominará o maior inimigo do homem ele mesmo.  Segundo SANTOS e COZZER (2014, p.94) o nosso ensino é extremamente negligenciado por varias formas: Falta de investimentos na área, falta de interesses de muitos irmãos pelo ensino bíblico, pois não é visto como importante.  O que afasta o crente da Igreja é o pecado, mas se você ensinar a Palavra do Senhor ela frutificará e os salvos serão acrescentados, os primeiros cristãos ao ouvirem o Evangelho se converteram, o passo inicial desta nova jornada, foi a perseverança na doutrina dos apóstolos, a palavra doutrina "διδαχη" - "didache", isto é aquilo que é ensinado, os antigos cristãos perseveraram no ensino dos Apóstolos que é a Palavra de Deus;
2 ª - Regra: O ensino precisa ser uniforme, "κοινωνια" - "koinonia" comunhão, o ensino gera comunhão, representa a união mística da Igreja com Cristo, uma Igreja de Cristo assim participando como corpo de Cristo, a comunhão não é somente uma alegria no culto, comunhão é a ligação com Deus por intermédio de Cristo com  os seus filhos, somos identificados como "família de Deus", participando de sua mesa e fazendo a sua obra; e
3 ª - Regra: Partir do pão, e nas Orações, representa a nossa unidade como Igreja compartilhamos do mesmo anseio e desejo de estar com Jesus Cristo, por isso o ensino deve gerar unidade, pois o desejo do Senhor que nós sejamos um.

CONCLUSÃO
O preparo do professor deve ser sempre balizado pela Palavra do Senhor, sabendo que Ele que capacita para a boa obra, desta forma não podemos abrir mão que o ensino precisa ser bem reforçado, entender que primeiramente recebemos para depois transmitir o ensino, primeiro somos discípulos para depois sermos discipuladores.

BIBLIOGRAFIA
1 - KELLER, Timothy. Igreja Centrada. Desenvolvendo em sua cidade um Ministério equilibrado e centrado no evangelho. Tradução de Eulália P Kregness - São Paulo: Vida Nova, 2014.
2 - PIPER, John - Penetrado pela Palavra - São Paulo. Fiel, 2005. p.69.
3 - Bíblia Sagrada - Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri,SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
4 - TOLER, Stan e GILBERT, Larry. Treinador de Lideres. Desenvolvendo equipes ministeriais eficazes. Tradução de Lena Aranha - Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
5 - SANTOS, Robson e RICARDO, Roney. Escola Dominical o que você precisa saber. Vitória. Editora Edificar, 2014.
6 - Bíblia Sagrada - Rio de Janeiro. CPAD, 2008.
  









[1] Pastor, Secretário Adjunto da Convenção CADEESO, membro da Igreja Assembléia de Deus Aribiri, Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Espírito Santo, Bacharel em Ciências Contábeis pela FACEV e Bacharelando em Direito na Estácio, especialista em Auditoria e Planejamento Tributário pela UVV, Professor universitário nas disciplinas em Auditoria, Contabilidade Avançada, Contabilidade Introdutória, Professor no Curso de Convalidação de Créditos em Bacharel em Teologia da FAECAD/Instituto Daniel Berg e ministrando em Seminários, conferencias e palestras. Empresário no ramo de Contabilidade.
[2] KELLER, Timothy. Igreja Centrada. Desenvolvendo em sua cidade um ministério equilibrado e centrado no evangelho. Tradução de Eulália P Kregness - São Paulo: Vida Nova, 2014.
[3] PIPER, John - Penetrado pela Palavra - São Paulo. Fiel, 2005. p.69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário