sábado, 17 de outubro de 2009

Desvendando os Misterios da Maçonaria

Poderia um Cristão ser maçom?


Após a divulgação do Filme O Codigo Davinci, do Sr. Dan Brown voltou-se a falar em sociedades secretas, e entre elas a Maçonaria e seus misterios a encabeça a sua lista de curiosidades, tive uma grande experiencia pois durante quase 10 anos de minha vida foram dedicada a ela tendo inclusive sido presidente de uma das Lojas da Grande Loja Maçonica do Estado do Espirito Santo [1], e pela vivencia que ali tive, tenho como testemunhar que é impossivel um cristão ser maçom, mesmo ainda tendo alguns maçons que tenho apreço e respeito pela pessoa que o são, mas o Senhor me mostrou pela sua Palavra que é impossivel está lá, mesmo que sua filosofia seja configurada pelo iluminismo, onde há a valorização do Homem e sua idéia libertaria, e apregoar a liberdade de expressão algo importante para um Estado Democratico de Direito e sem contar a igualdade dos povos de modo geral, mesmo assim é impossivel segui-la e seguir a Jesus Cristo.
Nesta situação gostaria de trazer a baila alguns dos crivos que passei para chegar a esta conclusão onde passamos a discorrer sobre eles:
1 - A universalidade da Maçonaria: a primeira de seus criterios são dismistificação das diferenças de cada Povo ou Nação; sabemos que Povos e Nações são constituidos por sistemas, costumes, etnia, ideologias onde as quais diferenciam uma da outra e naturalmente o Credo é um desconforto para muitas Nações entre elas destacamos os Paises Islamicos, Os Asiaticos e também Europeus e Americanos todos de modo geral tem os seus costumes, suas ideologias e outras formas de pensamentos, não ficaremos somente na questão de Povo, Territorio, Soberania para qualificarmos um Estado, mas de acordo como as Escrituras Sagradas nos adverte temos Povos, Linguas, Ilhas e neste aspectos vimos em um todo as diferenças. A Maçonaria para conseguir atingir a sua ideologia ela ultrapassa esta barreira e a qualifica como verdades inferiores onde a verdadeira Verdade ainda será achada, em suas reuniões são proibidos discurtirem assuntos de natureza religiosa e politico, com isso sufoca qualquer anuncio da Verdade que é a Mensagem da Cruz, pois tanto para espiritas, cristãos nominais e ou praticantes, mulçumanos, judeus e outras praticas de cunho religioso, ficando somente uma interatividade da sua pratica religiosa de forum intimo, nas pespectiva de modo particular para cada de seus praticantes, em sua propria esfera não podendo ser objeto de questionamento com os demais. Com isso temos o primeiro confronto pois não pregamos placa denominacional mas somente a Jesus Cristo o Salvador e devemos ir a todos para anuncia-lo a sua volta.
2 - Jesus Cristo somente um homem comum, porem com ideias libertarias - Umas das mitologias da Maçonaria, porém não oficial, mas alguns de seus adptos, principalmentes os misticos, afirmam que Jesus Cristo foi um Maçom pelas seus discursos de igualdade e a forma de como foi até os que eram marginalizados pelo sistema politico e econômico de sua época, claro que deve-se ser esclarecido que a Maçonaria não publica livros, somente editar os de cunho interno como por exemplo os Rituais, para a pratica das suas reuniões internas; as publicações que vimos no mercado literário são simplesmente de opinião de seus autores, mas devemos esclarecer que em suas reuniões e bem como no Ritual do Grau 1 temos alguns escritos que comprovam que Jesus Cristo somente é um homem da mesma natureza Maomé e Mahatma Ghandhi e outros homens que preocuparam-se com a situação de seus irmãos ou povos. Sabemos nós que Jesus Cristo é superior a tudo e a todos e a sua obra foi a unica expectativa para atingir o Céu e a verdadeira reconciliação com Deus. Não é somente uma pratica religiosa mas uma certeza de vida. Não há como ser Cristão e ser maçom pois não podemos deixar de glorifica-lo e aceitar estas comparações e estas igualdades, mesmo sabendo que ele reduziu-se a si mesmo, tornando-se maldito...somente para nos salvar.
3 - Somos todos iguais e fraternos, vivemos em comunhão - uma das maiores virtudes que encontrei na Maçonaria em sua predica é a fraternidade, a consideração de irmandade e o compromisso de ajuda mutua, muito lindo pois é a pratica do amor, deve ser estendido a todos. Lembrando que é também uma ordenança do Senhor a pratica do amor, o amor incondicional, porém fazemos uma ressalva quanto a irmandade. A natureza da irmandade está na filiação com o Senhor nosso Deus por intermédio de Jesus Cristo que nos fez herdeiro, nesta ordem praticamos o amor, porém esta irmandade não é caracterizada para aqueles que não querem seguir a Jesus Cristo por opção e não querem segui-lo na sua pratica de honrar o Pai e guardar os seus mandamentos. Não é somente ser caridoso, mas ser um seu seguidor pois somente ele tem a Palavra de Salvação e não podemos ajuntar-se com aqueles que se dizendo irmãos são idolatras, não adorando o verdadeiro Deus (I Co 5.11), a fraternidade ela é direcionada por intermedio de Jesus Cristo e somente a ele na sua adoração e na obediência de sua Palavra, pois fora dele não há salvação.
4 - A sua descaracterização como religião é uma farsa - o Conceito que temos de religião é algo somente humano, a experiencia do homem em busca de Deus já é desde da sua queda, ele busca na sua interpretação tentar alcança-lo e muitas das vezes o intuito é somente de honrar o proprio homem, temos a narrativa biblica da Torre de Babel. Já o maçom ele parte do seu proprio nome onde quer dizer pedreiro, tradução do termo maçom (francês) e sua ideologia é da construção do Templo de Salomão, herança hebraica incorporada ao Ritual da Maçonaria, diga-se de passagem a Maçonaria foi criada em 1717 por protestantes ingleses, porém Racionalista, onde iniciou-se esta corrente filosófica mas precisamente em toda Europa e incorporada pelos Iluminista, e no particular trata-se de uma construção do homem social (um edificio social) pronto para interagir na sociedade, como um elemento libertador. com isso chegamos a uma conclusão que ela é uma religião pois tem um objetivo religioso de trazer uma perfeição ao homem em relação ao Criador e a sociedade em que vive e tendo como reconpensar no termino de sua vida o descanso no oriente eterno ( de onde surgiu a luz do conhecimento, mesmo sendo um ensino bem abstrato desta luz). outra vertente é a forma de que se começa essa interatividade para os iniciantes (aprendiz) começa 02 vezes no mês, e com o passar do 01 ano logo voçê terá quase todos os dias da semana e um envolvimento com todos os seus familiares. E tornando-se como crença desta perfeita harmonia com o universo.
5 - a Consideração que os deuses são o mesmo Deus - pela sua liturgia o ingresso de um novo maçom é só dada por varios critérios e dentre eles deve-se ter a crença na existencia de um Criador. Bastante logico e cremos da mesma forma, porém em sua revelação primaria o Deus Todo Poderoso não é o mesmo deus em que os Espiritas creêm, como também o deus dos Mulçumanos e de outras formas de variação, mesmo que tenham saido da visão Cristã-hebraica, pois o Deus que cremos foi aquele que se revelou ao homem e ensinou de como deve adora-lo e nos deu uma Escritura para o reconhece-lo, tanto assim que nas Maçonarias de Paises Cristãos temos como livro sagrado a Biblia, porém para os Paises Mulçulmanos temos o Alcorão e para os Judeus o Torá. Desta forma não seguimos o mesmo Deus e devemos honra-lo de toda forma. É preciso conhecer o nosso Deus e a forma de conhece-lo é segui-lo e para segui-lo ele mostra de como devemos segui-lo com santificação, com adoração, com confiança e sabendo que ele mesmo nos corrige nos nossos erros.
Acredito que este assunto é bastante intrigante mas ao mencionar-mos o nosso pensamento não é de criticarmos seus adptos, que são verdadeiramente o motivo maior do sacrificio de Jesus mas com o proposito de tentar trazer uma reflexão se realmente se está fazendo a vontade de Jesus Cristo.

Julio Caldeira


[1]http://www.acaciadabarra61.org.br/index.php?option=com_morfeoshow&task=view&gallery=2&Itemid=56

29 comentários:

  1. Caro Thiago, agradeço o seu comentário, mas gostaria de saber qual o seu pensamento sobre o assunto, pela sua idade voçe ainda não tem acesso a Maçonaria, possivelmente voçe teve ou ainda tenha contato com associações paramaçonicas, mas tenho o enorme prazer de saber das suas ponderaçoes.

    Atenciosamente

    Julio Caldeira

    ResponderExcluir
  2. Meu Ir:. (se é que ainda posso lhe chamar assim.)

    Fico extasiado perante um M:.I:. dizer palavras
    tão VASIAS sobre a SOCIEDADE que o RECEBEU em seu SEIO.
    Sou um M:.I:. tambem e digo e reitero, a MAÇONARIA é uma sociedade que melhora o homem perante DEUS e seu SEMELHANTE.
    Para terminar, Use todo seu conhecimento para praticar a VERDADEIRA CARIDADE que CRISTO ENSINOU.

    PAPUS:.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Papus, acredito que seja um codnome, fui um MI, mas hoje sou simplesmente um servo do Senhor Jesus, é uma pena que o senhor inaltece mais uma instituição do que a Pessoa de Jesus Cristo, as Instituições criadas pelos homens são passiveis de erros, pois são governadas por homens; muitos como o Senhor acreditam que as Instituições melhoram o homem, pode até ser que sim, torna-o ele mais polido, bom chefe de familia, bom patrão, etc. mas com DEUS somente por intermedio de JESUS CRISTO. O Misticismo ele encobre a verdade na Pessoa de JESUS CRISTO, e eu, com toda a devida licença a verdadeira caridade é anunciar que JESUS morreu pelos seus pecados, e é isto que Jesus nos ordenou" E disse-lhe: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.". Terei o imenso prazer em conhece-lo, e discutimos sobre este assunto. outro texto que gostaria de conpartilha-lo que encontra-se na 1 Carta de Paulo escreveu aos Corintios, Capitulo 5, versilculo 11, leia por favor é de alvitre.

    Ao nobre Senhor, quem sabe, Irmão em Cristo Jesus, que nos elegeu para a salvação.

    Julio Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. É com imensa curiosidade que leio os seus escritos e de já quero dizer sou um cristão evangélico AD no DF ministério ADEMME e fico feliz em ter auguem possa mi informar pois tenho curiosidade a respeito e também em algum momento senti desejo de participar da sociedade maçônica pelo sistema único de se portarem diante da sociedade e de como eles tem vos diante dos poderes públicos.
    Gostaria que o dileto Pr. se assim for, me desses mais esclarecimentos a respeito pois tem senso de duvidas entre ser uma instituição benéfica ou maléfica

    Moises linhares

    ResponderExcluir
  5. só se joga pedras em arvore que esta dando fruto,as igrejas evangélicas devem muito a Maçonaria. pois graças a ela sempre lutou pela liberdade de expressão e de culto.Sou um Cristão e sou Maçom com muito orgulho.
    quando meus irmãos evangélicos virarão as costas pra mim , foi a maçonaria que me supriu de todas as minhas necessidades , irmão , por favor ... antes de falar asneira medita no texto bíblico, bom samaritano ;)

    Gilberto H da Silva Filho

    ResponderExcluir
  6. Publiquei o seu comentário, para que o Sr. veja que também luto pela liberdade de expressão, mas gostaria de salientar que o Sr. carece de conhecimento tanto das Igrejas Evangélicas como também da Maçonaria, e estarei a vossa disposição para lhe dar orientações necessárias. De antemão gostaria de sua atenção para uma pequena pesquisa que o Sr. Poderia, gostaria que o Senhor pesquisasse quando se deu a Reforma Protestante e quando foi a data da fundaçãoo da Maçonaria. E quanto ao bom Samaritano acredito que não caberia neste aspecto, pois estamos referindo a instituição e não a pessoa. Estarei aguardando a sua resposta, pois como o Senhor é um bom "Gabaum" Ritual do grau 3 do REAA, você certamente é um bom investigador da verdade.

    Julio Caldeira

    ResponderExcluir
  7. A maçonaria não é uma religião, mas ensina o homem a amar ão Grande Arquiteto do Universo, que é DEUS , Criador das coisas visíveis, e invisíveis,ser um bom filho, um bom esposo, um bom pai,e .um cidadão compridor das leis do seu país.O SENHOR JESUS quando foi interrogado pelos seus adversários sobre qual era o mandamento mais importante ele gritou a plenos pulmões para que todos ouvissem- vocês devem amar a Deus com todo seu coração é o próximo como a você mesmo

    ResponderExcluir
  8. Se a MAÇONARIA é taõ prejudicial pra o cristão porque você foi membro desta sociedade secundo você, SATANISTA POR QUASE DEZ LONGOS ANOS MEU IRMAÕ VOCÊ ESTA COM MARMOTAGEM NUNCA PERTENCEU A arte real isso eu falo com certeza

    ResponderExcluir
  9. Sr Julio Caldeira eu sou um buscador , fui educado em um berço cristão, dou graças a Deus ter nascido no brasil, pois temos o direito de exercer plenamente a nossa cidadania. aprendi a respeitar as escolhas do próximo, amálos como eles são, Jesus Nosso Senhor e Salvador nos ensinou a amar o nosso próximo, é essa a religiaõ que a maçonaria reconhece,ela adora o DEUS que criou o homem, não o deus que os homens criaram , o seu templo é o nosso coração.Um templo que não foi erigido por mãos humanas.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Senhor Gilberto,

    Agradeço novamente o seu comentário, na verdade achava que o Senhor não iria posta-lo, mas como o Senhor o fez, volto a questioná-lo sobre a pesquisa que lhe sugeri o Senhor a fez? Estarei aguardando para que possamos esmiuçar a pedra, lembra disso? Ainda recordo, devo esclarecer que este provérbio é Bíblico.

    Quanto ao seu novo comentário gostaria de interpô-lo ponto a ponto para que não saiamos do liame da discussão:

    • - A maçonaria não uma religião..., grande engano meu caro, precisamos verificar o nosso conceito de religião. Como você define religião? Para muitas pessoas é a forma de como o homem consegue a sua paz interior e chegar a DEUS, os filósofos a definem como “o conjunto de conhecimentos, ações e estruturas com as quais o homem expressa reconhecimento, dependência e veneração em relação ao sagrado". Battista Mondin. Eu a conceituo como manifestação humana em busca da manifestação divina, para que o homem esteja bem consigo, com o seu próximo e com o seu Criador, neste caso a sua busca da perfeição em relação ao seu meio social e espiritual o condiciona a uma religiosidade, mesmo que o Senhor não queira, mas ela é religiosa, pois trata alem do natural como também do supernatural, como forma de aperfeiçoar a sua condição humana preparando para o “oriente eterno”, lembra disto também.


    • - O SENHOR JESUS quando foi interrogado... O próprio Jesus Cristo, falou para o povo dizendo: “Erreis por não conheceres as Escrituras...” Mt 22.29, a dificuldade do homem é que não ler a Bíblia, por isso a dificuldade de entendimento, nesta passagem que o Senhor focaliza, Jesus está simplesmente focando que a religiosidade não leva o homem a perfeição e sim ele próprio, pois Ele é a própria vida, Ele é o caminho, de que adianta o verdadeiro amor é reconhecê-Lo como o Único que pode nos salvar e levarmos para o céu.

    Somente através do Senhor Jesus podemos chegar ao conhecimento que o Deus Verdadeiro, pois há muitos deuses criados pelos homens, por isso faço um pedido leia a Bíblia, pois alem dela lhe dará um conhecimento histórico.

    PS: Peço licença Sr. Gilberto para responder aqui neste espaço alguns comentários anônimos recebidos: 1 – Se realmente foi educado em um lar cristão não poderia postar um comentário anônimo. 2 - Se tem duvida quanto se fui ou não, eu digo o mesmo para ti.


    Toda honra e toda glória

    Ao Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Caldeira peso que me per doe, se em defender minhas convicções fui agressivo com o senhor, não foi esta a minha intenção.Reconheço que fui um tanto intransigente, em defender minhas convicções. Tenho Receio ,pois é perigoso Fazer Mau Uso Da Palavra. Quanto a ilustração do samaritano, o CRISTO disse que é necessário amar profundamente a DEUS, E Amar Nosso Próximo, como a nós mesmos. simples assim. Esse é o meu foco , creio também ser a seu. Fico grato Pela oportunidade de me retratar com o senhor.

    ResponderExcluir
  12. Caro Gilberto,

    De maneira nenhuma me senti ofendido com os seus comentarios, muito pelo contrario fiquei feliz por sua manifestação. Com certeza devemos amar a Deus e o proximo como como a si mesmo, porém nesta frase devemos analisa-la para que não tenhamos equivoco e no final termos fracassado, pois a Palavra do Senhor nos avisa que todos nós nos apresentaremos diante do Senhor. Se devemos amar o Senhor de todo o seu coração e de toda a tua alma e de todo o teu entndimento não podemos limitar este amor e se o amamos não podemos ter amizade com o mundo, leia Tiago cap. 4, versiculo 4, pois o mndo com o seu relativismo e ecumenismo, poderemos deixar de observar este mandamento. lembre-se que para podermos amar o Deus verdadeiro primeiramente precisamos conhece-Lo caso contrario possamos estar se tornando inimigo de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Pastor, a minha oração é que Deus esteja sempre levantando homens com coragem para pregar o Evangelho de Jesus, simples e puro. Vai nesta tua força homem, pois Deus é contigo.É engraçado como os homens buscam meias verdades para seguir a Cristo e esquecem que a justiça do Senhor não dará brechas para as mesmas...

    ResponderExcluir
  14. A maçonaria é uma fraternidade universal,formada por homens de todas as raças,credos e nacionalidades,acolhidos por iniciação e congregados em lojas,nas quais por métodos ou meios racionais auxiliados por símbolos e alegorias,estudam e trabalham para a construção de uma sociedade justa e igualitária,é fundada no amor fraternal,na esperança de que com amor a DEUS e a Doutrina de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO,a Pátria a Família e ao próximo,com tolerância virtude e a sabedoria que desse dos Altos céus,e a constante e livre investigação da verdade,com o progresso do conhecimento humano,das ciências e das artes, sob a Tríade (Pai Filho e Espirito santo)ALCANÇAREMOS O NOSSO OBJETIVO QUE É A liberdade ,IGUALDADE E A FRATERNIDADE UNIVERSAL,dentro dos princípios das leis divinas,da liberdade da rasão e da justiça,só assim alcançaremos a verdadeira felicidade e a Paz Universal,a maçonaria presta homenagem ão DEUS verdadeiro, o Criador incriado e ao seu Filho Unigênito JESUS CRISTO denominando o DEUS PAI como o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO,EM RESPEITO AS DEMAIS RELIGIÕES. A maçonaria não impõe limites a livres investigação da verdade,e pra garantir essa liberdade exige de todos a maior tolerância,a maçonaria é acessível a homens de todas as classes sociais,crenças religiosas e ideologias políticas excetuando aquelas que privem o homem da liberdade de consciência, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana,ou que exijam submissão incondicional aos seus chefes,ou façam deles direta ou indiretamente instrumento de destruição,ou ainda privem o homem da liberdade e da manifestação do pensamento. A MAÇONARIA CUJO OBJETIVO É COMBATER A IGNORÂNCIA EM TODAS AS SUAS MODALIDADES,SE CONSTITUI NUMA ESCOLA MÚTUA,IMPONDO O SEGUINTE PROGRAMA:OBEDECER AS LEIS DEMOCRÁTICAS DO PAÍS,VIVER SOB OS DITAMES DA HONRA,AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO COM TODO O SEU CORAÇÃO COM TODO O SEU ENTENDIMENTO E COM TODAS AS TUAS FORÇAS.TRABALHAR PARA A EMANCIPAÇÃO DO GÊNERO HUMANO,ATÉ CONSEGUIR SUA EMANCIPAÇÃO PROGRESSIVA E PACIFICA.A MAÇONARIA PROÍBE EXPRESSAMENTE TODA DISCUSSÃO POLÍTICO - PARTIDÁRIA OU RELIGIOSA SECTÁRIA ENTRE SEUS MEMBROS EM LOJA,A MAÇONARIA TAMBÉM PROCLAMA OS SEGUINTES POSTULADOS:AMAR A DEUS A PÁTRIA A FAMÍLIA E A HUMANIDADE,EXIGIR DE SEUS MEMBROS BOA REPUTAÇÃO MORAL, CÍVICA, SOCIAL E FAMILIAR,PUGNANDO PELO APERFEIÇOAMENTO DOS COSTUMES,LUTAR PELO PRINCIPIO DE EQUIDADE,DANDO A CADA UM O QUE FOR JUSTO,DE ACORDO COM A SUA CAPACIDADE OBRAS E MÉRITOS,COMBATER O FANATISMO E AS PAIXÕES QUE ACARRETAM O OBSCURANTISMO. PRATICAR A CARIDADE E A BENEFICÊNCIA,DE MODO SIGILOSO, SEM HUMILHAR, O NESSECITADO,INCENTIVANDO A SOLIDARIEDADE O MUTUALISMO O,CORPORATIVISMO,O SEGURO SOCIAL E OUTROS MEIOS DE AÇÃO SOCIAL,COMBATER TODOS OS VÍCIOS,CONSIDERAR TODO TRABALHO LICITO E DIGNO COMO DEVER PRIMORDIAL DO HOMEM.DEFENDER OS DIREITOS,E GARANTIAS INDIVIDUAIS,EXIGIR TOLERÂNCIA PARA COM TODA E QUALQUER FORMA DE MANIFESTAÇÃO DE CONSCIÊNCIA DE RELIGIÃO E DE FILOSOFIA,CUJOS OBJETIVOS SEJAM OS DE CONQUISTAR A VERDADE,A MORAL A PAZ E O BEM ESTAR SOCIAL,OS ENSINAMENTOS MAÇÔNICOS INDUZEM SEUS ADEPTOS A SE DEDICAREM A FELICIDADE DE SEUS FAMILIARES,NÃO SOMENTE PORQUE A RAZÃO E A MORAL LHES IMPÕEM TAL OBRIGAÇÃO,MAS PORQUE ESTE SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE,OS FEZ FILHOS DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO E AMIGOS DE TODOS OS SERES HUMANOS, EU SÓ ESTOU DANDO ESTA COLHER DE CHÁ PARA VOCES NÃO SAÍREM POR AI DIZENDO COISAS TÃO GROSSEIRAS SOBRE ESTA TÃO ANTIGA E RESPEITÁVEL ESCOLA DE SABEDORIA E TENHO DITO

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou maçônico, mas não concordo com nada do que foi dito. Se a maçonaria é secreta, então porque todo mundo sabe de sua existência, e dizem coisas absurdas sobre ela.Mas tem livro que fala sobre o assunto,na internet tem bastante coisa a respeito ,só que na intermete cada um escreve o que bem quer e entende,e ela é uma arma poderosa nas mãos de fanáticos religiosos de plantão,ai um amigo da escola me disse que os evangélicos também não sabem nada a respeito da maçonaria,porque eles só vivem se caluniando,e uma igreja fala mal da outra,por favor me esclareçam isso também,pois eles não usam a mesma Bíblia?

    ResponderExcluir
  16. A MAÇONARIA especulativa surgiu durante( o Período da Reforma Protestante)porém negada pela mesma,até os dias de hoje. Sendo que as Escrituras Sagradas é a própria palavra de DEUS PARA OS CRISTÃOS, DE UM MODO GERAL. Sendo assim FIDEDIGNA. VOCÊ SABIA QUE A MAÇONARIA DENOMINADO ESCRITÓRIO DE Satanás na terra SEGUNDO ALGUNS SETORES DA CRISTANDADE TEVE COMO FUNDADORES dois pastores protestantes, O PASTOR PRESBITERIANO JAMES ANDERSON E O PASTOR BATISTA DESAGULIER,EM 1717. ELES SÃO CONSIDERADOS POR MUITOS MAÇONS E ANTI MAÇONS, COMO AS COLUNAS DA MAÇONARIA ESPECULATIVA, Eles ERAM CRISTÃOS DEVOTOS BUSCADORES DO DEUS DAS ESCRITURAS,O PASTOR,JAMES ANDERSON FOI O AUTOR DOS LIVRO DA LEI MORAL DA FRANCO MAÇONARIA,CONHECIDO COMO CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON. OS PRINCÍPIOS MORAIS MAÇÔNICOS, INSPIRADOS NA CRENÇA PROTESTANTE. COMO UM PROFUNDO CONHECEDOR DAS ESCRITURAS SAGRADAS, NADA MAIS COMODO PARA ELE, QUE PUXAR A SARDINHA PARA O LADO QUE MAIS LHE AGRADA-SE, O DA SUA RELIGIÃO. POIS PODERIA SER O LIVRO DE QUALQUER RELIGIÃO CONHECIDA, MAS A BÍBLIA e o que tem MAIS DIREITO DE ESTAR NO ALTAR DOS JURAMENTOS ,POIS ELA CONTA A SAGA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO,E DE SEU PRINCIPAL MESTRE DE OBRAS HIRAM ABIFF,O FILHO DA VIÚVA, ou seria também aceito o livro com a constituição de Anderson.POIS NA CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON EXISTEM LEIS MORAIS EXTRAÍDAS DA CIÊNCIA SAGRADA,E O LIVRO DA LEI É CONSIDERADO A PRÓPRIA CIÊNCIA SAGRADA, A PALAVRA DO CRIADOR INCRIADO, E TENHO DITO

    ResponderExcluir
  17. devemos lutar pela salvação de nossa família e de toda a humanidade, combatendo o bom combate,com nossa arma que e mais penetrante que uma espada de dois gumes, a Bíblia ,pois ela é o único livro que é a própria palavra de DEUS, a nossa unica regra de fé e pratica, o único livro no mundo, que pode nos revelar o Caráter SANTO,de DEUS e o seu amor,revelado a humanidade por meio do Nosso Senhor e REDENTOR JESUS CRISTO,para que o homem possa ser salvo pois como disse Paulo o Santo Apostolo,na carta aos efésios 6:12: pois não é contra a carne é sangue que temos que lutar,mas sim contra os principados contra as potestades,contra o príncipes do mundo destas trevas,contra as ostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes

    ResponderExcluir
  18. O MAÇOM É UM CONSTRUTOR SOCIAL. UM CONSTRUTOR SOCIAL É TODO AQUELE QUE TRABALHA EM PROL DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA COM DIREITOS IGUAIS A TODOS, LUTA CONTRA A MISÉRIA E A DESIGUALDADE SOCIAL, PROCURA INCUTIR NO CORAÇÃO DO HOMEM O SENTIMENTO DE LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE SÓ ASSIM SERES HUMANOS TERÃO CONSCIÊNCIA DE QUE TODOS SOMOS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO PAI, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, QUE É DEUS. O MAÇOM ESTÁ ENCARREGADO DE TRAZER A LUZ DO NOVO ODEON AO MUNDO , UMA NOVA ERA QUE TRARÁ A TÃO SONHADA PAZ MUNDIAL , A RECONSTRUÇÃO ATRAVÉS DO CAOS QUE COM CERTEZA O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TRARÁ AO MUNDO,POR OCASIÃO DE SUA SEGUNDA VINDA, NA PESSOA DE SEU FILHO UNIGÊNITO JESUS CRISTO, NAS NUVENS DO CÉU COM PODER E GRANDE GLORIA, NO LIVRO DA CIÊNCIA SAGRADA (BÍBLIA) ESTA ESCRITO QUE TODO O OLHO O VERÁ. SERÃO MIL ANOS DE PAZ COM O NOSSO MESTRE E SENHOR JESUS CRISTO. ESTE SERÁ O GALARDÃO DAQUELES QUE FORAM FIÉIS, E QUE NÃO SE DESVIARAM DO CAMINHO ESTREITO,QUE CONDUZ A HABITAÇÃO DO NOSSO DEUS E SALVADOR, CUJO NOME É YAHVEH QUE SIGNIFICA, (ELE FAZ EXISTIR) DECLARANDO SEU CARÁTER DIVINO, QUE É A SUA IMUTABILIDADE E CRIATIVIDADE, DEUS NÃO MUDA OS SEUS VALORES, COMO NÓS MORTAIS,POIS SUAS ORDENANÇAS E LEIS SÃO ETERNAS.JESUS FOI SACRIFICADO NO MADEIRO E MORREU COMO UM CORDEIRO,O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TROUXE SEU FILHO DA MANSÃO DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA. ELE AGORA ESTA SENTADO A DIREITA DA MAJESTADE,MAS VOLTARÁ DO ORIENTE ETERNO E JULGARÁ A TERRA ,COMO UM JUIZ COM O TITULO DE(LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ)

    ResponderExcluir
  19. O senhor é muito preconceituoso,e tudo o que foi relatado sobre a maçonaria é mentira,pois como sabem tanto dela se ela é secretíssima. Me poupem

    ResponderExcluir
  20. As ideias não se matam Liberdade,Igualdade e Fraternidade.Os homens virtuosos procuram pela maçonaria, a Maçonaria os aperfeiçoa.Para um homem ser bom não precisa ser maçom.Mas para ser maçom tem que ser bom,e assim que pensamos e agimos nesta Sacrosanta sociedade discreta, denominada maçonaria.

    ResponderExcluir
  21. Queria saber se na BÍBLIA FALA ALGUMA COISA DESTA RELIGIÃO SECRETA

    ResponderExcluir
  22. A Bíblia não menciona a Maçonaria poque ele é um livro Sagrado Correspondente A Religião Cristã. A Maçonaria não é uma seita ou religião secreta como alguns antimaçons ou fanáticos religiosos afirmam no intuito de denegrir o nome de nossa sublime instituição. A Maçonaria em seus rituais presta um tributo as Sagradas Escrituras,contando estórias e lendas de personagens Bíblicos como o Rei Salomão, famoso por sua Riqueza e Sabedoria, e uma lenda sobre um homem de Tiro, chamado Hirão,filho de uma viúva da tribo de Naftali seu pai era um Homem de Tiro,que trambalhava com cobre,e era cheio de Sabedoria e de entendimento e de ciência para fazer toda obra de cobre;este Artífice veio a Salomão enviado por Hiram O Rei de Tiro,que era amigo e aliado de seu pai Davi.A Bíblia não relata que Hirão tinha o sobrenome (ABIF). Nem mesmo se Ele era realmente o Arquiteto chefe do templo, Ele foi mais abençoado na area proficional que seu pai, pois era um Expert não só em bronze mas em prata,púrpuras,em azul , linho fino,e era hábil para toda obra em carmesim ferro em pedras e em madeiras e em toda especie de invenções,em qualquer coisa que lhe propusessem fazer juntamente com os peritos do Rei Salomão um autentico autodidata,ele exercia um trabalho em equipe e não um cargo de chefia. O importante é que a maçonaria tece louvores a habilidade deste profissional Exemplar chamado Hirão em torno deste personagem criou-se uma lenda. confira em sua Bíblia no segundo livro de Cronicas,capitulo 02 versículos treze e quatorze. espero ter respondido a pergunta do anônimo do dia 13/01/2012.

    ResponderExcluir
  23. Prezado desconhecido e anônimo, é difícil para você que não tem conhecimento nem da Maçonaria e muito menos da Bíblia, para inicio de conversa a Bíblia não é uma livro religioso Cristão, para o seu conhecimento a Bíblia se divide em 02 partes o Antigo Testamento e o Novo Testamento; o Antigo Testamento é também utilizado pelo Judaísmo. Outra situação meu caro anônimo a Maçonaria nunca prestou um tributo as Sagradas Escrituras se assim o fizesse já reconheceria que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo e veio ao mundo para o salvar. Outra coisa voçe precisa conhecer mais os nomes dos filhos de Jacó (Israel) a dita mãe de Hirão era de Dã, uma tribo ao Norte de Israel e viúva você a diz, pois o texto diz que ele foi homem de Tiro e não que ele (Pai de Hirão) é morto, como você mesmo diz é uma lenda da mesma forma como a Gata Borralheira e não nos predemos a lendas e sim a uma verdade que a Bíblia relata que Jesus morreu por nós para nos salvarmos, e este profissional nada fez para que a Bíblia tece-se elogios, pois a mesma somente enaltece a pessoa de Jesus. A Maçonaria como a Religião são criação do homem e não nos condicionamos a ela e sim uma vida consagrada ao Senhor, nos aperfeiçoando mais para o encontro esperado com Ele (Jesus) no Céu.

    ResponderExcluir
  24. interessante... sou cristão, porem sempre quis entender como funciona essa tal maçonaria, meu cunhado é maçon, sei disso pelos simbolos que ele tem na casa dele
    Mas leio muita coisa na internet sobre o fato de eles serem satanicos etc. e tambem leio muita coisa sobre eles serem fraternais perante a sociedade.. enfim, o que se passa pela maçonaria? Obrigado Julio ! Um abraço, Rafael

    ResponderExcluir
  25. Rafael, agradeço seu comentário, caso necessite de maiores esclarecimentos estou a sua disposição,

    Abraços,

    julio Caldeira

    ResponderExcluir
  26. Pois é pastor, justamente ! gostaria, se pudesse, que me esclarecesse sobre o que realmente é maçonaria, são seitas satanicas mesmo? obrigado ! abs, Rafael

    ResponderExcluir