quinta-feira, 13 de junho de 2013

PERSONALIDADES RESTAURADAS

TEXTO: Ne 2.20a.

“Então lhe respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos...”

INTRODUÇÃO:

1 – Deus levanta um exército de filhos Seus, com o propósito de ser canal de Sua Palavra, amor e graça. A missão é de povoar o céu, sendo responsável pela grande colheita do tempo do fim.

2 – Para isto é imperioso que os filhos se tornem um testemunho vivo do poder de DEUS para transformar a natureza humana, esta transformação deve atingir o homem integral: espírito, alma e corpo. Um espírito redimido, uma alma restaurada e um corpo sadio.

3 – Uma das áreas mais negligenciadas, no entanto é a alma, ou personalidade.

4 – Nossa personalidade é o reflexo de heranças dos nossos pais, cultura, ambiente, experiências vividas e tudo quanto entrou para nossa formação, antes mesmo do nosso nascimento. Quando CRISTO entra em nossa vida, muda o sentido e a razão do viver, mas cedo descobrimos que o mundo da alma é complexo e carece de uma obra profunda, gradativa, que nos troque as marcas de uma personalidade doentia pelas virtudes encarnadas em nosso Senhor JESUS CRISTO.

5 – “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina seu espírito do que o que toma uma cidade” Pv 16.32

“Como a cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” Pv 25.28

O QUE REPRESENTA UMA CIDADE SEM MURO?

Representa uma cidade sem proteção, exposta a todo tipo de ataque do adversário, vulnerável.

Uma pessoa que não contem o seu espírito tem os muros de sua personalidade caídos ou cheios de brecha, o que permite invasão de forças inimigas.

Vivemos em dias quando o ESPIRITO de DEUS se move na Igreja com o propósito de restaurá-la, sará-la e embelezá-la, com o proposito de poder entregar ao Senhor JESUS a Noiva Gloriosa, como Ele mesmo deseja recebê-la, foi para isto que o ESPIRITO SANTO foi enviado.

“Cristo amou a Igreja e a sim mesmo Se entregou por ela,.. afim de santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela Palavra, para apresentá-la a Si mesmo Igreja gloriosa, sem macula, sem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Ef 5.25b-27.

I - A RESTAURAÇÃO DA PERSONALIDADE

1 – Assim diz Ciro, Rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.” Ed 1.2,3.

O primeiro de todos os atos, antes de pensar em qualquer outra coisa, o lugar de culto deverá ser restaurado. Deus nos escolheu para fazer habitar em nós o Seu nome. “Somos Seus servos, a quem Ele resgatou com o Seu grande poder e mão forte.” Ne 1.10

Antes de trabalharmos na carne e ou na alma precisamos lidar com o nosso espírito. (O Coração de Israel era Jerusalém; o coração de Jerusalém era o templo; o coração do templo era o Santo dos Santos, nele estava à presença do Senhor representada pela Arca.

A experiência mais marcante em nossa vida é o novo nascimento, pelo qual o nosso espírito é recriado e se transforma no santuário de DEUS na Terra, onde Seu Espírito habita e onde se estabelece uma comunhão e comunicação com DEUS.

2 – A restauração dos Muros significa a restauração da nossa personalidade, para que o inimigo não encontre brechas para nos atacar. Satanás não tem acesso ao nosso espírito recriado, mas ele tem-no ao nosso corpo e à nossa alma, caso alguma brecha lhe seja dada.

O homem é tridimensional: ele é um espírito, possui uma alma e habita em um corpo. O Espírito tem consciência de DEUS; a alma tem consciência de si mesma; o corpo tem consciência da matéria. Com nosso espírito tocamos o reino espiritual; com a nossa alma o reino intelectual, emocional e volitivo; com o corpo o reino físico material. A SALVAÇÃO VISA ATINGIR ESSAS TRES AREAS.

O ESPIRITO SANTO recria nosso espírito, tornando-nos filhos de DEUS e participantes de Sua natureza, santuários habitados pelo próprio ESPIRITO. (Jo 1.12/ 2 Pe 1.4)

A Palavra de DEUS restaura a nossa alma, pela renovação da nossa mente, o que nos torna cada vez mais semelhantes a JESUS em nossa personalidade (Tg 1.21/ Rm 12.2)

Nós disciplinamos nossa carne, sujeitando-a ao nosso espírito, levando nossos membros a serem instrumentos da justiça e não mais do pecado. (I Co 9.27/ Rm 8.13)

3 Figuras no Livro de Neemias.

1 – Jerusalém é importante porque o nome de DEUS nela habita e foi escolhida por Ele.

2 – Na cidade foi construído o Templo, Lugar de adoração que, dada a sua importância, devia ser protegido. Nosso espírito é transformado no templo de DEUS, quando passamos pela experiência de novo nascimento o Seu ESPÍRITO HABITA EM NÓS. Por isso precisa ser protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário